QuickBooks HelpQuickBooksHelpIntuit

Multimoeda: mensagem de erro de lançamento contábil

by Intuit Updated 5 months ago

Ao trabalhar com várias moedas no QuickBooks, todas as transações de clientes ou fornecedores devem ser registradas na moeda atribuída a esse cliente ou fornecedor ou você receberá a mensagem de erro: Ocorreu um erro: só é possível usar contas de balanço patrimonial em moeda local com local contas C/R e C/P de moeda.

Isso significa que, ao criar um lançamento contábil que inclua contas a receber (C/R) ou contas a pagar (C/P), a moeda das transações, as contas C/R e C/P e os clientes/fornecedores devem corresponder .

O QuickBooks bloqueia lançamentos contábeis que misturam moedas para clientes ou fornecedores, pois isso pode levar a saldos em aberto incorretos e ganhos ou perdas cambiais incorretos.

Veja algumas maneiras de registrar esses pagamentos.

Na maioria dos casos, é possível recriar o lançamento contábil com problema de modo que a moeda da transação, as moedas C/R ou C/P e as moedas do cliente ou fornecedor sejam todas iguais. Isso pode exigir que você converta manualmente uma moeda para outra usando a taxa de câmbio do lançamento contábil excluído.

Exemplo: se você criou um lançamento contábil para um cliente ou fornecedor em moeda estrangeira na sua moeda local, seria possível criar um lançamento contábil de substituição na moeda estrangeira dividindo manualmente os valores em moeda local pela taxa de câmbio do lançamento contábil excluído.

Recomendamos anotar a moeda real recebida no campo Comentário do lançamento contábil.

  1. Crie uma duplicata do cliente ou fornecedor do lançamento contábil original e atribua a segunda moeda que você deseja usar. Será necessário usar um nome de exibição um pouco diferente para a duplicata.

    Por exemplo, se seu cliente original foi atribuído CAD, mas deseja pagar você em eur, crie um cliente duplicado, atribua-o eur e coloque um espaço e um hífen após o nome de exibição.

  2. Anule transações em aberto para o cliente ou fornecedor original que estão na primeira moeda, mas deveriam estar na segunda.
  3. Recrie essas transações usando o cliente ou fornecedor duplicado para que estejam na moeda correta. Consulte sua impressão do lançamento contábil excluído para a taxa de câmbio, moeda local e valores em moeda estrangeira para recriar essas transações.

    Exemplo: se você faturasse seu cliente em CAD, mas ele pagasse em USD, você:

    • Criar uma duplicata do cliente em USD
    • Receber o pagamento em USD do cliente para a fatura em USD.
    • Anular a fatura de CAD para o cliente
    • Recrie a fatura usando a cópia em USD do cliente com preços em USD

Se você tiver familiaridade com contabilidade, é possível usar uma conta de lavagem na moeda local e dois lançamentos contábeis para transferir uma conta a receber ou a pagar de um cliente ou fornecedor para outro em uma moeda diferente.

  1. Crie uma conta bancária vazia de dinheiro em caixa na sua moeda local. Esta conta de lavagem será usada somente para transferências de moeda e não deve ter saldo.

    Por exemplo, se sua moeda local é USD, crie a conta de lavagem em USD.

  2. Crie uma duplicata do cliente ou fornecedor do lançamento contábil original e atribua a segunda moeda que você deseja usar. Será necessário usar um nome de exibição um pouco diferente para a duplicata.

    Por exemplo, se seu cliente original foi atribuído CAD, mas deseja pagar você em eur, crie um cliente duplicado, atribua-o eur e coloque um espaço e um hífen após o nome de exibição.

  3. Crie um lançamento contábil para transferir o crédito ou o débito do cliente ou fornecedor original para a conta de lavagem em moeda local:
    • Moeda – igual ao cliente ou fornecedor originais no lançamento contábil excluído
    • Taxa de câmbio – a mesma do lançamento contábil excluído
    • C/R ou C/P de crédito – o mesmo valor do lançamento contábil excluído na moeda do cliente ou fornecedor original
    • Conta de lavagem de débito – o mesmo valor de em seu lançamento contábil excluído na moeda do cliente ou fornecedor original

  4. Crie um segundo lançamento contábil para transferir a receber ou a pagar da conta de lavagem para o cliente ou fornecedor de destino, na moeda deles:
    • Moeda – igual ao cliente ou fornecedor de destino
    • Taxa de câmbio – deve ser definida de modo que o valor da moeda local deste lançamento contábil corresponda ao valor da moeda local do lançamento contábil criado na Etapa 2, de modo que não haverá saldo na conta de lavagem. Normalmente, isso é igual ao valor em moeda local do primeiro lançamento contábil dividido pelo valor em moeda de destino.
      Observação: se a moeda de destino for a mesma que a moeda local, não haverá taxa de câmbio (como é 1:1).
    • Conta de lavagem de crédito – o valor na moeda de destino
    • Débito de C/R ou C/P – o valor na moeda de destino. Atribua o cliente ou fornecedor duplicado com a moeda de destino a este item de linha.

  5. Feche a transação em aberto original com o cliente ou fornecedor originais aplicando-lhe o crédito do primeiro lançamento contábil.

  6. A conta a receber ou a pagar foi transferida para o cliente ou fornecedor duplicado na moeda de destino