QuickBooks HelpQuickBooksHelpIntuit

Aprenda termos comuns de contabilidade

by Intuit Updated 1 week ago

Não é necessário ter um diploma de contabilidade para fazer sua consultoria financeira no QuickBooks. No entanto, é bom saber o básico. Use este dicionário para saber mais sobre o que acontece nos bastidores do QuickBooks.

UM

Regime de competência

Se você usa o regime de competência, sua empresa reporta receitas e despesas para transações concluídas e pendentes. Isso significa que você também reporta transações em contas a pagar (C/P) e contas a receber (C/R). Se você usa o regime de competência no QuickBooks, as transações concluídas e pendentes são exibidas nos relatórios financeiros. Você vê as transações de clientes, mesmo que não tenham sido pagas, e as contas ainda não pagas. O regime de competência oferece uma visão completa de suas finanças, pois é possível monitorar as transações atuais e futuras. No entanto, fique de olho no que você realmente tem no banco. Como você também contabiliza transações não pagas como receita, pode parecer que você tem mais dinheiro do que realmente tem. Exemplo: sua empresa usa o regime de competência. Você recebeu um $100 pagamento de fatura, mas você não o depositou. Você também tem uma fatura não paga de $100. Se você gerar um relatório de resultado do exercício, verá ambas as transações. Dica: ao abrir seu negócio, escolha um regime contábil e continue com ele. É possível alterar os métodos, mas é necessária a ajuda do seu contador. (Consulte também regime de caixa).

Contas a pagar (C/P)

Contas a pagar é uma conta que monitora o dinheiro que sua empresa deve a terceiros. Normalmente, são contas de fornecedores que você ainda precisa pagar. Às vezes, é escrito como A/P. O QuickBooks monitora suas contas não pagas na sua conta de contas a pagar. Exemplo: você comprou 100 kg de café de diferentes fornecedores na semana passada. Agora, você tem várias contas não pagas em sua mesa. Essas contas são parte de suas contas a pagar.

Contas a receber (C/R)

Contas a receber é uma conta que monitora o dinheiro que é devido ao seu negócio. Normalmente, isso significa faturas de clientes não pagas. Às vezes, é escrita como C/R. O QuickBooks monitora suas faturas não pagas na sua conta de contas a receber. Exemplo: você enviou dez faturas na semana passada. Você ainda não recebeu, então eles são parte de suas contas a receber.

Ativos

Ativos são itens que você possui e usa para gerenciar seus negócios. Em geral, mantêm seu valor por um ano ou mais. Existem alguns tipos de ativos: 

  • Ativos imobilizados: são itens físicos que você possui e usa somente para criar ou fornecer produtos e serviços. Os ativos imobilizados têm uma "vida útil" de um ano ou mais. Diferentemente de outros tipos de ativos, os ativos imobilizados podem ser depreciados. O imobilizado é exemplo de ativo imobilizado. Apesar de não parecerem diretamente relacionados às suas operações, a mobília de escritório também é um ativo imobilizado. Os produtos que você vende não são ativos imobilizados. Já que você não é o proprietário da propriedade, o aluguel não é um ativo. Na verdade, é um passivo.
  • Outros ativos: itens intangíveis que você possui e pretende manter por um ano ou mais. Isso inclui investimentos de longo prazo.
  • Outros ativos circulantes: convertidos em dinheiro ou utilizados em até um ano.

B

Balanço patrimonial

C

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o movimento de dinheiro que entra e sai do seu negócio. Entradas de caixa são receitas, e o ganho ou perda cambial é uma despesa. Você deseja ter um fluxo de caixa positivo. Isso significa ganhar mais dinheiro do que gastar. No entanto, é normal que novos negócios passem por períodos de fluxo de caixa negativo, especialmente quando estão em crescimento. Por exemplo: você tem uma loja de tortas. A receita da venda de tortas é parte do fluxo de entrada de caixa. O custo dos ingredientes da torta é parte do fluxo de saída de dinheiro.

Regime de caixa

Se você usar o regime de caixa, sua empresa reportará somente a receita e as despesas das transações concluídas. Não é possível declarar transações pendentes em suas contas a pagar (C/P) ou contas a receber (C/R). Se você usar o regime de caixa no QuickBooks, somente as transações concluídas serão exibidas nos relatórios financeiros. Você só vê as transações depois que os clientes pagam você e você paga suas contas. Algumas pessoas preferem o regime de caixa por ser simples. Você monitora o dinheiro somente quando ele entra e sai do negócio. Entretanto, pode ser mais difícil fazer planos de longo prazo porque você não leva em conta receitas e despesas futuras. Exemplo: seu negócio usa o regime de caixa. Você depositou uma $100 pagamentos de fatura. Você também tem uma fatura não paga de $100. Se você gerar um relatório de resultado do exercício, verá somente o $100, não o pagamento pendente. (Consulte também regime de competência) Dica: ao abrir seu negócio, escolha um regime contábil e continue nele. É possível alterar os regimes contábeis, mas é necessário ajudar do contador.

Custo das mercadorias vendidas

O custo das mercadorias vendidas é o custo total de produção de um produto ou serviço que você vende. Às vezes, isso é chamado de CMV, custo das mercadorias vendidas e CMV. É uma despesa para seu negócio. Se você criar um item, o custo das mercadorias vendidas inclui os materiais, a mão de obra de produção e as despesas incorridas para venda. Isso afeta diretamente quanto você ganha por item vendido. [Receita de vendas] [CMV] = O valor real que você ganha por item. O custo de mercadorias vendidas inclui apenas custos diretos. Despesas indiretas como aluguel, marketing ou publicidade não devem ser incluídas. Exemplo: se uma xícara que você vende por $5 custos $2 para fazê-lo, o custo de mercadorias vendidas é $2.

Dinheiro em caixa/Caixa de caixinha

D

Depreciação

E

Capital

O capital é o valor potencial do seu negócio. O capital inclui investimentos no negócio e contas de todos os lucros e perdas. É, principalmente, o patrimônio líquido do seu negócio. Para calcular seu capital, subtraia o que seu negócio deve (passivos) do que ela possui (ativos). Muitas pessoas usam o capital para avaliar a saúde de um negócio. Um negócio equilibrado lucra mais do que gasta. Lembre-se, não é necessário vender nada para ter capital. Exemplo: você tem $no valor de 5.000 em ativos comerciais. Você deve $2.000 para um empréstimo bancário. Este mês, sua empresa faturou $1.000. Seu capital atual é $4.000 ($5.000 – 2.000 + 1.000 = $4.000).

Despesa

EU

Receita (também conhecida como receita)

S

Passivo Um passivo é o dinheiro que você atualmente deve a outras pessoas. São, principalmente, suas dívidas. Isso inclui aluguel, contas pendentes, dívida de cartão de crédito, impostos devidos e dívida de empréstimo. Também inclui coisas que você paga regularmente, como retenções de funcionários. No QuickBooks, há dois tipos de passivos:

  • Passivos circulantes: são dívidas de curto prazo que você espera pagar em um ano. Isso inclui contas, impostos sobre vendas e folha de pagamento, salários diferidos e empréstimos de curto prazo
  • Passivos de longo prazo (também conhecido como passivos não circulantes): dívidas que você espera pagar por mais de um ano. Grandes empréstimos e hipotecas se enquadram nessa categoria.

O

Capital do proprietário

Q

Balancete

Um balancete é um relatório usado pelos contadores para garantir que as contas estejam equilibradas ao final do ano fiscal. Ele lista todas as contas em um plano de contas e seus totais como débitos ou créditos. Isso permite que os contadores comparem tudo lado a lado e detectem erros rapidamente. Quando os créditos de uma conta não correspondem aos débitos em uma conta relacionada, eles sabem que há um problema. Diferentemente de um balanço patrimonial, um balancete não agrupa contas por tipo e exibe os totais como débitos e créditos. (Consulte também o balanço patrimonial).