cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
AjudaDoQuickBooks
Intuit

Saiba mais sobre o plano de contas no QuickBooks

Saiba o que é o plano de contas e por que é importante configurá-lo corretamente no QuickBooks.

Ele consiste em uma lista de todas as contas que o QuickBooks usa para monitorar suas informações financeiras. Você usa essas contas para categorizar suas transações em tudo, de formulários de vendas a relatórios e formulários de impostos. Cada conta tem um histórico de transações e detalha quanto você tem ou deve.

Como o plano de contas é fundamental para uma boa contabilidade, é importante entendê-lo e configurá-lo corretamente . 

Familiarize-se com o plano de contas

Para abrir e ver seu plano de contas, selecione Configurações ⚙, e depois Plano de contas.

As contas são organizadas por colunas, incluindo nome, tipo e tipo de detalhe. Os tipos de conta e detalhes determinam os dados que são exibidos nos principais relatórios financeiros, como o balanço patrimonial e os demonstrativos de resultado do exercício. Saiba mais sobre a importância dos tipos de conta e tipos de detalhes.

Muitas contas têm um histórico da conta onde você pode revisar o histórico de transações e o saldo atual. Para contas que não têm um histórico, você pode gerar um relatório para ver as transações nessa conta. Para ver o histórico ou os relatórios da lista do plano de contas, selecione Histórico da conta ou Gerar relatório na coluna Ação.

Saiba mais sobre os tipos de conta no plano de contas

A coluna de tipo de conta categoriza as transações em alguns tipos de conta principal, incluindo:

  • Ativos : registros de compras de itens como veículos, equipamentos, prédios e outros ativos usados para negócios.
  • Passivos: registros de dinheiro que você deve, mas ainda não pagou, como empréstimos, hipotecas e linhas de crédito.
  • Receita: transações e pagamentos que você recebe de seus negócios do dia a dia, como receita de vendas ou receita por serviços prestados.
  • Despesas: transações de dinheiro que você gasta em despesas relacionadas a operações comerciais normais, como publicidade e promoção, materiais de escritório e aluguel.

Personalize seu plano de contas

O QuickBooks configura automaticamente seu plano de contas, mas você pode personalizá-lo para seu negócio ao adicionar contas adicionais ou, se tiver contas que não usa, pode torná-las inativas.

Embora não seja obrigatório usar números de conta no plano de contas, seu contador pode recomendá-los. Se você decidir usá-los, poderá editar os números da conta a qualquer momento. Veja como fazer em ativar números de conta no QuickBooks.

Saiba mais sobre as contas que o QuickBooks configura para você

O QuickBooks configura automaticamente algumas das mesmas contas padrão no plano de contas e oferece contas adicionais automaticamente com base na sua entidade comercial. Também há contas que são criadas somente quando você realiza certas ações no QuickBooks.

Aqui estão algumas das contas mais comuns que o QuickBooks cria para você:

ContaPara que serve
Contas a pagar (C/P)Um registro das contas pendentes que sua empresa deve. Se sua empresa usa várias contas de C/P, o QuickBooks permite escolher aquela que você deseja usar ao inserir e pagar despesas.
Contas a receber (C/R)Lista de transações relacionadas a clientes que devem a você. Se for necessário usar mais de uma conta de C/R, o QuickBooks permitirá que você escolha a conta de C/R que deseja usar ao criar uma fatura ou receber um pagamento.
Capital do saldo de aberturaGarante que você gere um balanço patrimonial correto para sua empresa, mesmo antes de inserir todos os ativos e passivos.
Lucros acumuladosMonitora os lucros de períodos anteriores que ainda não foram distribuídos aos proprietários. No início do ano fiscal, o QuickBooks transfere automaticamente o lucro líquido para sua conta de lucros acumulados.
Fundos não depositadosDetém dinheiro ou cheques que seu negócio já pode depositar no banco. 
EstoqueMonitora o valor atual do estoque. Talvez você não veja isso se não tiver ativado o monitoramento de estoque.
Discrepância de conciliaçãoMonitora os ajustes de conciliação. Essa conta será criada automaticamente se você tiver uma discrepância em uma conciliação.

Isso foi útil?

É necessário fazer login para votar, responder ou publicar